Curiosidades


Um pouco de história...
Quando a palavra milk-shake foi primeiro usada na imprensa em 1885, os milk-shakes eram uma bebida alcóolica com whisky. Entretanto, por volta de 1900, o termo foi referido como uma bebida batida feita de xarope de chocolate, morango ou baunilha. No início de 1900 as pessoas começaram a pedir pela nova bebida, frequentemente acompanhada de sorvete. Nos anos 30, os milk-shakes se tornaram muito populares nas malt shops, típicos pontos de encontro de estudantes na época.





"Baunilha" versus "creme"


Existe uma grande confusão acerca das diferenças entre sorvete de creme e sorvete de baunilha. Apesar de serem popularmente aceitos como o mesmo tipo de sorvete, na realidade o sorvete de creme e o sorvete de baunilha possuem formulações diferentes.

O sorvete de creme é formulado com manteiga de leite e aromatizantes (inclusive o de baunilha). O sorvete de baunilha, por outro lado, não possui a manteiga de leite, e leva extrato de baunilha em uma dose significativamente maior, possuindo, por essa razão, um sabor mais característico.
Devido a essa diferença em suas formulações, costuma-se perceber inclusive uma diferença visual entre os dois tipos de sorvete. Em comparação, o sorvete de creme costuma ser mais amarelo ou amarelado, enquanto o sorvete de baunilha costuma ser branco. No entanto, como a receita dos dois tipos de sorvete não é fixa, nem sempre se observa essa diferença de coloração, podendo um sorvete de creme ser branco, ou inclusive um sorvete de baunilha resultar amarelado.
O sabor baunilha é geralmente encontrado na massa branca do sorvete napolitano, que possui três sabores: chocolate, baunilha e morango, e também nas máquinas de sorvete de casquinha estilo "fast food", as quais costumam disponibilizar os sabores baunilha,chocolate, e misto de baunilha com chocolate.